sexta-feira, 8 de maio de 2009

No meu tempo...


“Eu fico com a pureza da resposta das crianças
É a vida, é bonita e é bonita...”

     É quase tudo eletrônico e virtual: Amigos, jogos, babás, entretenimento. Cadê os álbuns de figurinhas? Os carrinhos de rolimã nas ladeiras, o bando de moleca que saia pra andar de bicicleta, o vento na cara?      Ninguém mais joga burquinha, nem figurinhas de chicletes. Cadê as brincadeiras dançantes com os passinhos e as lentas? As peladas na rua com golzinho de Havaianas onde vira e mexe tinha neguinho arrancando tampa do dedão. Vigi, que dor!
     Cadê todo mundo que vivia empoleirado nas árvores?  É, cresceram...
     E vêem uma geração que não brinca. Que passa horas jogando em seus micros, que não quebra mais o braço brincando. Doía? Doia muito, mas não morríamos por isso e ainda era o máximo assinar no gesso dos amigos.
     Lembram da campanha do Omo? “Porque se sujar faz bem!” Pois é! Precisamos incentivar essa criançada a fazer coisas de criança, a serem crianças!!
     Elas não têm que ter atitudes de adultos elas não têm discernimento pra escolher e a vida passa tão rápido... Um dia elas simplesmente se darão conta de que não são mais crianças e que perderam oportunidades fantásticas de serem felizes e ainda colocarão a culpa em nós.
     Policiem suas crianças, brinquem. Não tenham “adultinhos” em casa, bitolados em aparatos modernos que não são brinquedos, que não deveriam ser presentes de Natal, que não estimulam o dividir e o relacionamento interpessoal, só divertem.
     E o divertir por divertir, aliena. Leia com eles, Eu fico com vergonha quando leio as barbaridades e a forma como escrevem por aí. Brinquem. Gastem um tempo com eles, Mesmo que isso não seja uma coisa fácil.
    Há crianças que nunca viram uma vaca, nem galinha, muito menos peru. Não tiveram a deliciosa experiência de chupar manga ou jabuticaba trepados no pé... 
     Com quantos anos você teve sua primeira experiência sexual? “Meudeus!” Então!! 
    Sei que elas vão crescer, Achar seus próprios caminhos, assim como nós achamos (ou pensamos que achamos) mas como seria melhor se elas o fizessem de uma forma mais lúdica e com pureza, aquela, que falava o Gonzaguinha.

Um comentário:

  1. Pois é Val ! So Não me lembre de dançar passinho rssss..
    Mas é verdade, e tenho muito medo dessa "modernidade" projetar ainda mais pessoas sem sentimentos! Por isso ainda considero a conversa olho no olho o contato mais importante. É fato: a tecnologia ao mesmo tempo que aproxima, distancia, as vezes iguala as pessoas as maquinas, onde os sentimentos ficam ali, reduzido a bits!
    bjo
    Parabens pelo texto
    Flávia

    ResponderExcluir