segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

É o Saci Urbano.


Quem mora no Grande ABC Paulista, ou os amantes de Graffiti já devem ter se habituado a ver as inusitadas aparições do Saci Urbano. Não, não... ele não anda fazendo suas travessuras por aee não. Mesmo porque, nos grandes centros como em qualquer outro lugar, já há muitas pestinhas fazendo suas “artes” e o Saci Urbano, uma criação de Thiago Vaz, ao contrário do Saci Pererê, que faz as travessuras. Usa tênis, calça jeans e vem pra alegrar o cinza da cidade que não para.
Comecei a notar suas aparições em Santo André, São Caetano, São Bernardo e por último em São Paulo, não que tenham aparecido nessa ordem, mas essa foi a que eu percebi em minhas esporádicas visitas. Devido à correria do trânsito, sempre tento tirar fotos , mas na maioria das vezes só da tempo de gritar: Olha! É o Saci Urbano!
Ele anda de skate, de bicicleta, joga bola. Enfim, faz tudo o que uma pessoa que habita esse grande complexo de vida, concreto, luzes e acontecimentos faz.
Chama nossa tenção, porem, para os caminhos que andam essas grandes cidades e nos desperta para o desapego ao folclore brasileiro que se perde nos grandes centros.
Então meus queridos aqui do interiooorrrrrrrrrr, fiquem espertos e confiram.
Indo pra Grande São Paulo procurem nos viadutos, nos muros... Em algum lugar , lá está ele passando uma mensagem aos apressados.
Segue aee o link:
http://eosaciurbano.art.br/

4 comentários:

  1. aqui no interiorrrrrr, parece que não, mas também estamos perdendo a sensibilidade e endurecendo nossos olhares e corações...
    Pense que estamos longe e cada vez mais do nosso folclore e das nossas raízes. Muitas histórias já se perderam, hoje poucos sabem quem é a mãe do mato...esquecemos as antigas canções de ninar, nem chamamos o negrinho pra nos ajudar a achar as coisas perdidas.
    A data comemorativa existe, mas não nos deixam festejar, assim como o dia das crianças é só para descansar, brincar... só quando pequenos.

    ResponderExcluir
  2. Cada dia fica mais raro termos a capacidade para redescobrir e descobrir coisas e pessoas que tem talentos para dar mais brilho e cor ao nosso tão insano cotidiano e permite que tenhamos insigths
    a partir do óbvio, mas que se não fosse assim, não seria provocado.

    ResponderExcluir
  3. O Saci urbano fez varias apariçoes na minha cidade em Mauá,
    Na pilastra do bullevar, no muro da estaçao e num muro de uma fabrica na linha do trem chegando em santo andré, na parede de uma demolição entre mauá e capuava no abc paulista.
    De inicio fiquei tentando entender e so depois percebi que cada apariçao quer nbos alertar sobre algo.

    ResponderExcluir
  4. O Saci Urbano é original de Mauá, suas primeiras aparições tb veio de Mauá

    ResponderExcluir